Páginas

Lixas e Suas Aplicações

Para quem não sabe, meu blog é para falar das coisas que eu faço no dia-a-dia, e das coisas que eu gosto, portanto, falo de artesanato, decoração, sentimentos, literatura, tudo que faz parte do meu cotidiano. Por isso hoje, vou falar sobre Lixas de Papel, para facilitar e aperfeiçoar suas habilidades artísticas, e também para ajudar nos próximos posts sobre artesanato e faça você mesma! Então vamos lá?

As Lixas: São Ferramentas usadas para pré-acabamento, livrando a peça de farpas, desníveis e desigualdades, fazendo com que a peça seja mais sensível ao toque. Existem muitas variedades de materiais abrasivos na indústria, porém, vamos nos reter apenas nas lixas em folhas.




Tipos de Lixas:
  • Lixa D'água: É usada molhada em água, querosene, gasolina, etc. Ideal para resinas, gesso, e massas de lanterneiro.
  • Lixa Seca: Aplicada diretamente na peça de madeira, superfícies metálicas ou massa corrida e gesso
Lixamento: Lixamento é uma operação destinada a retirar uma certa quantidade de material de uma peça a fim de obter um forma ou uma condição de superfície determinada.

Lixamento de acabamento é um processo que consiste em lixar levemente sobre a superfície para prepará-la para receber tinta ou verniz, e após a aplicação dos mesmos a fim de retirar aspereza para permitir a perfeita aderência da próxima demão.

Lixamento de desgaste ou também conhecido como pré-lixamento é uma operação que destina-se a retirar uma quantidade considerável de material, a fim de eliminar defeitos de usinagem, como ondulações e marcas deixadas pelas ferramentas de corte.
Lixamento superficial é um processo de lixamento leve para regularizar a superfície do material. O processo de lixamento da madeira pode ser manual ou através do uso de uma máquina lixadeira. As máquinas lixadeiras são equipadas com cintas abrasivas e no processo manual usamos lixas propriamente ditas, que são compostas por grãos abrasivos com diferentes granulometrias, finalidades e aplicações (materiais).

Qual o grão da lixa utilizado para lixar madeiras, antes e depois da aplicação de selador, para que tenha um melhor acabamento?

Há necessidade de variar o grão da lixa de acordo com o tipo de madeira no lixamento?

Granulações: As lixas tem graduações, e essa especificação chama-se Grão ou Grana. As numerações (que podem ser vistas no verso da lixa) dependem do tipo de lixa e ate mesmo de cada fabricante. Granulações comuns vão de 36 até 600. Quando menor o número, significa que maiores são os grãos, ou seja, simplificando: Quando menor o número mais grossa a lixa e mais abrasiva e vice versa.
 
  • Lixa Dágua - 80 a 2000;
  • Lixa p/ ferro - 36 a 220;
  • Lixa p/ massa - 60 a 220;
  • Lixa p/ madeira - 36 a 320.



Esses números são importantes: Eles nos dizem como evoluir para a próxima lixa





Acabamento: Para se obter um bom acabamento da superfície obrigatório começar a lixação da menor granulação para a maior, ou seja, da mais grossa para a mais fina. E para escolhermos o número, basta usarmos uma regra simples: se começarmos com a lixa grão 60, a próxima será 90 (o numero da lixa + a metade = 60 + 30). Como Lixa 90 não é uma lixa comercial, ou seja, não se encontra no mercado, escolheremos o próximo seguinte, que é lixa de grão 100.


E assim por conseguinte, a próxima lixa será a de grão 150 (100 + 50). Utilize sempre o resultado mais próximo caso não possua a granulação desejada. (por exemplo, após usar a lixa 150, a próxima seria 150  + 75 = 225, como lixa 225 não existe, utilizaremos a 220.

A lixa em folhas vem sempre inteiras, você deve fazer da seguinte maneira: Dobrar ao meio para marcar, corte em duas partes e dobre cada uma. Se preferir, Você pode apoiar em um taco para lixa para facilitar o lixamento. 



 


Pronto, Agora é só praticar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário